Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2022

Aula 2 | 30 de Setembro

Imagem
  Cubo Truncado e Dual do Cubo Truncado Acceso aos ficheiros Introdução ao Rhino.  Modelação de objetos usando diferentes comandos Cubo onde se usa o comando SURFACE para fazer EXTRUDE. Truncagem (extrair um pedaço do sólido) do cubo e criação de linhas auxiliares (dois círculos verticais com 6 unidades - 1/3 do cubo) que intersectam  alguns pontos do cubo. Triângulo com o comando MIRROR de forma a permitir truncar todas as fases do cubo. Truncarem feita com o comando WIRECUT. Para a criação do dual do cubo truncado criamos um novo ficheiro, no qual adicionamos novas layers. Para a realização do mesmo utilizamos o cubo truncado anteriormente realizado e juntando os centros das suas respetivas fases criamos uma série de "arames" com o comando POLYLINE, estes arames seriam convertidos em SURFACES e repetidos (com o comando ARRAY POLAR) 4 vezes até criar o dual. 

Aula 3 | 7 de Outubro

  Dodecaedro Truncado e Dual do Dodecaedro Truncado Acceso aos ficheiros A terceira aula foi destinada a criação de 2 objetos (igual do que na segunda aula) sendo estes um dodecaedro truncado e de um dual do mesmo. Para criar o dodecaedro desenhamos um pentágono de 10 unidades, que após disto foi espelhado duas vezes de forma a servir como apoio para criarmos linhas auxiliares que nos permitiriam fazer o rebatimento dum destes pentágonos de forma a criar uma das bases do dodecaedro. Continuando, fizemos um ARRAY POLAR desta fase e assim criamos a primeira metade do dodecaedro, esta foi espelhada e ajustada para desenharmos completamente o dodecaedro.  De forma a truncar (extrair um pedaço do sólido) o cubo criamos linhas e pontos auxiliares (triângulos a partir da junção de pontos a 1/4 da escala) que iriam intersectar em alguns pontos do dodecaedro e que após serem unidos iriam criar o pedaço do sólido a extrair. O resultado da união destes pontos foi um triângulo que com o comando MI

Aula 4 | 14 de Outubro

Imagem
  Serpentina/Spirula, Planorbia e Nautilus  Ficheiro Exercício da spirula, a partir da sequência de Fibonacci.  Ao todo conclui-se com os objetos: Serpentina, Planorbia,  Nautilus. O segundo exercício, o da Planorbia, segue o mesmo procedimento que o anterior, no entanto foi criado a partir de círculos com 1-2-4-8 unidades, para as primeiras geratrizes, e círculos de 1,5-3-6 unidades para as segundas.  Novamente utilizamos o SWEEP 2 RAILS para ir criando a Planorbia, mas esta foi feita aos bocados, visto que tínhamos de ir juntando todos os círculos.  O último exercício, o do Nautilus, utilizou a base do anterior, os mesmos círculos mas todos no mesmo sentido. Usando uma outra geratriz, e o SWEEP 2 RAILS,  criou-se a nossa figura. 

Aula 5 | 21 de Outubro

  Caracol, Caramujo do Mar e Grasshoper Caracol e Caramujo do Mar Continuação dos os exercícios feitos nas aulas anteriores. Criação de 2 sólidos a partir  da sequência de Fibonacci.  Montagem de um caracol a partir das diretrizes e geratrizes, usando o comando SWEEP 2 RAILS, selecionando a geratriz e o círculo. 

Aula 6 | 28 de Outubro

  Grasshoper - Continuação Acceso aos ficheiros Continuando com exercícios no Grasshoper, desta vez e utilizando o Populate 3D, criamos um cubo onde as suas células iam aumentando de tamanho a partir de um ponto.  Para continuar, usando as funções CONSTRUCT DOMAIN, RANGE e EXPRESSION criamos uma superfície curva. Finalmente, criamos outra superfície a simular um terreno com pontos a diferentes cotas.

Aula 7 | 4 de Novembro

  Grasshoper - Continuação Acceso aos ficheiros Continuando com exercícios no Grasshoper, e a partir da planta de terreno a utilizar em Laboratório de Projeto IV, criamos o terreno no qual se implantaria a nossa proposta. Foram feitas diversas experiências com pedaços do terreno.

Aula 8 | 11 de Novembro

Imagem
  Mexilhão e Amêijoa Acceso aos ficheiros Criação de duas conchas através do comando SWEEP TO RAILS.  Criação de uma base, a qual foi cotada de forma a perceber as dimensões da figura.  A primeira forma criada foi um mexilhão,  com o comando SWEEP 2 RAILS, originou-se a concha, selecionando a geratriz e a directriz.   A continuação e seguimento  do mesmo procedimento originou uma amêijoa. Para a criação da mesma utilizou-se diferentes medidas e formas.  Para finalizar o exercício deu-se espessura às conchas a partir do comando OFFSET 3D, e duplicou-se o sólido para criar conchas fechadas e com o comando ROTATE. Para finalizar deu-se cores e materialidades às conchas.

Aula 9 | 18 de Novembro

  Concha, Ostras e Caramujo no Grasshoper Acceso aos ficheiros Concha e Ostras Continuando com os exercícios feitos nas aulas anteriores, criamos 3 sólidos a partir  do comando SWEEP 2 RAILS.  Começamos por criar diferentes layers nas quais criamos colocar os diversos elementos do desenho. Criamos uma base, a qual foi cotada de forma a perceber as dimensões da figura. A primeira forma criada foi uma concha, foi criada com o comando acima referido e selecionando a geratriz e a directriz.

Aula 10 | 25 de Novembro

Imagem
  Corais Acceso aos ficheiros Começamos por criar diferentes layers nas quais criamos colocar os diversos elementos do desenho. Criamos uma base, a qual foi cotada de forma a perceber as dimensões da figura. O primeiro passo foi a partir do comando HELIX criamos as curvas que serviriam para a criação dos tubos com o comando SWEEP 2 RAILS.  Com o comando PTGRID dividiu-se as superfícies de forma a, para servirem como base para a criação do coral.  A seguir desenhou-se os painéis a partir de diversas formas os que serviram como base do coral, para a criação do mesmo usou-se o comando PTPAINEL3DCOSTUME. Repetiu-se o mesmo paso para cada um dos corais.